• WORKSHOP DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
Workshop de Avaliação e Acompanhamento em Itaparica, Bahia
Com o objetivo de avaliar e acompanhar todos os trabalhos que estão sendo realizados no Núcleo de Pesquisa em Química Analítica da Bahia (NQA-PRONEX), focando o período de 2004-2009 e, fortalecer laços de colaboração cientifica, tecnológica e formação de professores, estiveram reunidos no Hotel Icaraí, em Itaparica, BA, no período de 02 a 03 de Dezembro de 2010, os seguintes grupos de pesquisa participantes do projeto NQA: LPQ (Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Química, coordenado pelo Prof. Dr. Jailson B. de Andrade); GPQA (Grupo de Pesquisa em Química Analítica, coordenado pelo Prof. Dr. Sergio Luis Costa Ferreira e Profa. Dra. Maria das Graças A. Korn); SonoFia (Grupo de Desenvolvimento de Sistemas e Processos de Análise Química, coordenado pelo Prof. Dr. Mauro Korn); GPPN (Grupo de Química de Produtos Naturais, coordenado pelo Prof. Dr. Jorge Mauricio David); LQA (Laboratório de Química Analítica, coordenado pelo Prof. Dr. Valfredo Azevedo Lemos); GPPQ (Grupo de Pesquisa e Produção em Química, coordenado pela Profa. Dra. Djane Santiago); SOMAR (Grupo de Pesquisa em Substâncias Marinhas coordenado pelo Prof. Dr. Wilson A. Lopes e Profa. Dra. Vilma Mota da Silva); GPDQA (Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Química Analítica, coordenado pelo Prof. Dr. Walter Nei Lopes dos Santos); GPQADS (Grupo de Pesquisa em Química Ambiental e desenvolvimento Sustentável, coordenado pelo Prof. Dr. Fábio Alan Amorim); LAIA (Grupo de Automação e Instrumentação Analítica, coordenado pelo Prof. Dr. Sivanildo da Silva Borges); IDEIA (Grupo de Investigação, desenvolvimento e Inovação Analítica, coordenado pelo Prof. Dr. Leonardo S. G. Teixeira), GPSQ (Grupo de Pesquisa em Síntese Química e Bioatividade Molécula, coordenado pelo Prof. Dr. Silvio do Desterro Cunha); GQMPA (Grupo de Química Analítica e de Matérias Primas Alimentares, coordenado pelo Prof. Dr. Anderson Souza), com a seguinte agenda:

 


Foto1: Capa do livro “Relatório NQA 2004-2009” e Recepção, boas vindas e reunião preparatória (02/12/10)

 Foto 2: Reunião de Avaliação e Acompanhamento (03/12/10)

 

 Memória da Reunião

A reunião foi aberta às 18:00h do dia 02 de dezembro de 2010, no Hotel Icaraí no município de Itaparica, BA. O Professor Jailson de Andrade deu as boas vindas aos presentes reforçando o objetivo e a programação do Workshop de Avaliação e Acompanhamento do NQA e apresentou o livro Relatório NQA 2004-2009 recentemente publicado.

No dia 03 de dezembro as 9:00h foram iniciados os trabalhos com a presença dos participantes dos NQA e convidados listados abaixo:

UFBA (campus Salvador)

- Sérgio Luis Costa Ferreira (coordenador do GPQA)
- Jorge Mauricio David (coordenador do GPPN)
- Juceni Pereira David (coordenadora do GPPN)
- Maria das Graças Andrade Korn (coordenadora do GPQA)
- Silvio do Desterro Cunha (coordenador do GPSQ)
- Neyla Margarida Lópo de Araújo (pesquisadora)
- Ana Maria Pinto dos Santos (pesquisadora)
- Jailson B. de Andrade (coordenador do LPQ e do PRONEX)
- Luciana Almeida Silva (pesquisadora)
- Leonardo Senna Gomes Teixeira (coordenador do IDEIA)
- Lílian Lefol Nani Guarieiro (Pós-doc)
- Pedro Afonso de Paula Pereira (coordenador LPQ)
- Wilson Araújo Lopes (coordenador do SOMAR)
- Fábio Neves dos Santos (estudante de graduação)
- Luciane C. S. Bastos (doutoranda)
- Luana Sena Nunes (doutoranda)

IFBA

- Djane Santiago de Jesus (coordenadora do GPPQ)
- Francisco S. B. Duarte (Pesquisador)


UFRB
- Sivanildo da S. Borges (coordenador LAIA)
UNEB
- Mauro Korn (coordenador SonoFia)
- Walter Nei Lopes dos Santos (coordenador GPDQA)

UESB 
- Valfredo Azevedo Lemos (coordenador do LQA)
- Rafael Vasconcelos Oliveira (LQA, mestrando)
- Uelber Silva Vieira (LQA, mentrando)
- Mardson Vasconcelos Maciel (LQA, mestrando)
- Rosane Moura Aguiar (Pesquisadora)

Convidados:
- Stelyus Lázaro Mkoma (LPQ, pesquisador)          
 
 

O Coordenador do NQA Prof. Jailson B. de Andrade iniciou a sua apresentação falando da importância da Avaliação e Acompanhamento do projeto e apresentou um panorama de todos os trabalhos já realizados no âmbito do NQA no período de 2004 a 2009, cujo objetivo foi expor para os novos integrantes do Núcleo e convidados presentes, todo cenário desenhado pelo projeto neste período, enfatizando a importância da formação de doutores, mestres e seus destinos nas mais diversas instituições (públicas e privadas). Em seguida, apresentou rapidamente os projetos Bahia de Todos os Santos e o INCT de Energia e Ambiente que são projetos associados do PRONEX-NQA. Finalizou sua apresentação sugerindo a confecção de uma cartilha sobre alimentos. Em seguida, convidou o Prof. Wilson Lopes para falar sobre as ações do projeto “O Cientista Volta a Escola” e do PROVOC (Programa de Estimulo à Vocação Científica), onde os integrantes do INCT de Energia & Ambiente e NQA participam ativamente das ações. Convidou também a Dra. Lilian Guarieiro para apresentar o portal do Núcleo (www.nqapronex.ufba.br), onde a mesma expôs a importância do portal e como é realizada a alimentação de dados.

O Prof. Dr. Sergio L. C. Ferreira (UFBA), coordenador do Grupo de Pesquisa em Química Analítica, apresentou os trabalhos desenvolvidos em 6 anos de projeto, destacando as linhas de pesquisa que o grupo vem atuando no âmbito do NQA.
O Prof. Dr. Mauro Korn (UNEB), coordenador do Grupo SonoFia, apresentou os integrantes do grupo pesquisas, as linhas pesquisa que continuam seguindo os temas iniciais propostos em reuniões anteriores e alguns resultados e produção científica obtidos pelo grupo.
O Prof. Dr. Jorge Mauricio David, coordenador do GPPN, apresentou um histórico sobre o grupo, as linhas que eles estão atuando no âmbito do NQA, os integrantes do grupo com seus respectivos trabalhos concluídos e em desenvolvimento e as colaborações existentes dentro do núcleo. Finalizou mencionado rapidamente a importância do NQA na formação dos alunos do grupo.
O Prof. Dr. Valfredo Lemos, coordenador do LQA, iniciou sua fala apresentando um breve histórico sobre o grupo, as produção científica do grupo, os projetos de pesquisa que o grupo possui e sua infra-estrutura. Finalizou expondo as perspectivas e dificuldades do grupo.
A Profa. Dra. Djane Santiago, coordenadora do GPPQ, iniciou mencionando o prêmio FINEP de inovação recebido com trabalho sobre o Licuri desenvolvido no âmbito do NQA, apresentou os trabalhos desenvolvidos, a importância do NQA no crescimento do grupo e a produção científica do grupo.
O Prof. Dr. Pedro Afonso P.Pereira (vice-coordenador do LPQ) apresentou um panorama geral do LPQ quanto sua equipe, infra-estrutura e os destaques da produção científica nos temas alimentos e bebidas. Finalizou falando sobre a importância do NQA para o grupo de pesquisa e finalmente os projetos associados.
O Prof. Dr. Wilson A. Lopes (coordenador do SOMAR) apresentou inicialmente uma visão geral sobre o grupo e os avanços obtidos nos últimos anos, expondo alguns trabalhos publicados e os projetos associados ao grupo. Finalmente falou sobre a importância das Escolas de Verão realizadas pelo NQA que se encontra na sua 6a. edição em 2011.
O Prof. Dr. Walter Nei Lopes dos Santos (coordenador do GPDQA) apresentou o grupo de pesquisa, a inserção do grupo no NQA, a infra-estrutura existente e os trabalhos desenvolvidos e publicados pelo grupo na linha de alimentos e bebidas. 
O Prof. Dr. Fábio Alan (coordenador do GPQADS) apresentou o novo grupo integrante do NQA, sua infra-estrutura e linhas que pesquisa que envolvem o grupo, que estão de acordo com as metas do NQA. Finalmente apresentou os projetos associados e a satisfação pela implementação do Mestrado de Ciências Ambientais na UFBA, campus Barreira.
O Prof. Dr. Sivanildo (coordenador do LAIA) apresentou o novo grupo integrante do NQA, os trabalhos desenvolvidos, incluindo o prêmio Inventor UFRB 2010 recebido pela patente depositada, a infra-estrutura do grupo e os projetos associados.
O Prof. Dr. Leonardo S. G. Teixeira (coordenador do IDEIA), iniciou sua apresentação com um panorama geral sobre o novo grupo integrante do NQA. Em seguida, apresentou as ações do grupo na área de alimentos e finalizou falando sobre as perspectivas e a importância das colaborações envolvidas pelo grupo.
O Prof. Dr. Silvio do D. Cunha (coordenador do GPSQ), iniciou sua apresentação falando sobre a importância da Síntese Orgânica mencionando como exemplo o Prof. Dr. Antonio Celso Spinola Costa que teve papel importante no NQA. Em seguida, expôs os trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa que se insere nesta nova etapa do PRONEX, apresentando os trabalhos desenvolvidos e produção científica. Finalmente falou sobre algumas dificuldades de colaboração.
O Prof. Dr. Anderson Souza (coordenador do GQMPA), apresentou brevemente o novo Campus da UFBA em Vitória da Conquista e em seguida mostrou as linhas de pesquisa que o grupo se insere no âmbito do NQA, finalizando com a apresentação da Rede de alimentos que envolve o INPA, UFBA/IMS e IFBA/Vitoria da Conquista, o qual é um projeto associado, bem como a importância do NQA na estruturação e colaborações existentes para alavancar a pesquisa no novo campus de Vitória da Conquista UFBA.
Ao final da Reunião o Prof. Dr. Jailson B. de Andrade abriu a discussão sobre avaliação e os mecanismos de gestão. Primeiramente, enfatizou a questão importante da organização sistemática de colaboração solicitando que cada grupo enviasse informações sobre a infra-estrutura efetiva disponível e as espécies que cada grupo é capaz de analisar, para que possa ser realizado um eixo de sistematização, entrelaçando todos os grupos integrantes do NQA. Falou da importância de manter o portal NQA atualizado, solicitando de todos os participantes o envio de material / informações atualizados. Finalmente discorreu sobre a gestão do NQA e abriu a discussão, onde foram discutidos os pontos abaixo:
- A importância deste tipo de reunião de avaliação para que exista uma maior interação entre os grupos;
- As colaborações com setores e locais onde possa haver intervenções importantes na área de alimentos;
- Governança do NQA;
As 17:00 h do dia 03 de dezembro de 2010 a reunião foi encerrada.
   Itaparica, BA, 03 de dezembro de 2010.

 

 

 

NQA PRONEX
Projeto xxxx
Campus Universitário de Ondina
CEP 40170-115 - SALVADOR - BAHIA - BRASIL